Comentário Sobre o Debate entre Ceticismo e Religiosidade

Assunto batido? Nem pensar! A espiritualidade e o que se considera sobre sua influência no mundo material – isso se este não for uma composição do mesmo como na Teoria das Formas de Platão – é algo substancial para abordagem. Este é um assunto que há de se discutir enquanto se mostrar relevante na vida do homem mais simplesmente ao homem mais próspero.

Para o mesmo, vamos inicial a discussão com uma observação um tanto perspicaz de um grande amigo que, infelizmente, não pude conhecer pessoalmente. Este chama-se Gilbert Keith Chesterton!

“Ninguém supõe que o melhor crítico de música seja o homem que fala com desprezo sobre a música. Mas há uma ideia de que um homem é o correto juiz da religião porque ele a olha com desprezo.”

– G. K. Chesterton
Este é Chesterton. Escritor de diversos livros, entre eles estão os famosos “O que há de errado com o mundo” e “Ortodoxia”.

Existe uma comunidade nas mídias sociais Facebook e Instagram chamada Sociedade Chesterton Brasil, da qual eu sigo as publicações e atualizações há tempos! Nela há um comentário em relação ao dito acima. Que está assim:

“Há quem pense que o ateu é o imparcial quando o assunto é discussão religiosa.

A recusa da religião é uma postura religiosa. Não há nada de polêmico em reconhecer isso, é apenas honestidade.”

Sociedade Chesterton Brasil

Assim como se abster é a decisão de não agir ou tomar partido sobre determinado assunto, o ateísmo e o ceticismo não deixa de ser a escolha do indivíduo de não confiar no pressuposto de que há o sobrenatural e/ou divino. Mas apesar de tudo, não se trata necessariamente em ser crítico, ou o oposto. Crítica é a “arte de julgar”, como encontra-se em algumas definições literárias, e ser crítico pode ser tanto assumir um ponto de vista coerente quanto outro, e nessa análise, o que deverá sair vitorioso será sempre o lado mais coerente com a realidade perceptível e experimental.

Por esta e outras razões que o debate deve continuar e existem, como revelado na brilhante fala de Chesterton, incoerência quanto a procedência de um dos lados. Obviamente, o mesmo pode ocorrer no lado oposto, mas independente de lados, a honestidade deve ser cobrada.

*Ceticismo no tema em questão relata o conceito de ceticismo que permeia no meio científico e religioso, não nas definição encontradas em dicionários.

#religiao #ceticismo #ateismo #debate #pegaavisao #religiosidade #chesterton #sociedadechestertonbrasil

Publicado por caiojoshua

Residente da cidade de São Paulo. Graduando em Marketing e Ciências Biológicas. Músico e Fotógrafo nas horas vagas. Estudante diário de Engenharia e Apologética.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora